sexta-feira, 15 de março de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Francisco Ibáñez

Francisco Ibáñez Talavera
(15 de março de 1936 - 15 de julho de 2023)

1. “Não sou somente um desenhista, mas sim, a união de cartunista e roteirista!”
°°°
2. “Um velho amigo perguntou-me se me olhava ao espelho quando criei o ‘Mortadelo!’
°°°
3. “‘Mortadelo y Filemón’ não dão recado, a intenção é que o leitor se divirta e esqueça seus problemas!”
°°°
4. “Eu sempre desenhei à mão. Não entendo nada de computadores!”
°°°
5. “Em toda a minha vida, só fui a estádios de futebol duas vezes para assistir a um jogo!” 
°°°
6. “A vida sem humor não seria vida. Seria uma via-sacra tremenda e aterradora, impossível de suportar e que eu nem sequer concebo isso!”
°°° 
7. “A era de ouro da Editora Bruguera começou quando ‘Mortadelo y Filemón’ começou a ser editado, subiu com eles e atingiu o ápice com eles!”
°°°
8. “Como cinema é cinema, por exemplo, um filme de Laurel e Hardy na época uma das grandes duplas cômicas do cinema mudo, não tinha um argumento muito importante, porque o que importava eram as gags que estavam acontecendo!” - (Stan Laurel e Oliver Hardy, deram vida a dupla cômica: O Gordo e o Magro de 1927 a meados dos anos 1950)
°°°
9. “O público leitor quer uma coisa constante, eles querem ver novos cartuns toda semana!” 
°°°
10. “Muitos anos atrás, as mulheres não apareciam nos quadrinhos. Quando os censores viam uma, começavam a aparar as curvas até deixá-la como um aspargo cabeçudo!”
°°°
11. “Você não pode ir direto aos cartuns sem ter um roteiro prévio!” 
°°°
12. “Eu primeiro desenho os personagens em uma folha separada, até que fique bem bonitos para o público, só então começo a desenhar os cartuns!” 
°°°
13. “Quando você começa a conseguir coisas por mérito próprio, você valoriza até uma caixa de lápis!” 
°°°
14. “Se os dois últimos cartuns estão cheios de texto, é porque não houve mais tempo de dizer o que você queria; ou o contrário, que a história acabou no meio da página!” 
°°°
15. “Ser o melhor cartunista e mais valorizado do país está acima de mim, a quilômetros de distância, anos-luz de distância!”
°°°
16. “‘Mortadelo’ é meu personagem favorito. O fato de ele se parecer comigo é coincidência, ele é míope, como o autor, mas eu poderia ter visão de lince e teria feito ele com um problema oftalmológico de qualquer maneira!”
°°°
17. “Me censurar por ser um sonhador, parece que vejo que as coisas não são como elas são!”
°°°
18. “A Bruguera foi dona da ideia dos desenhos, dos roteiros. Podiam publicar ‘Mortadelo y Filemón’ ou qualquer coisa sem contar comigo. Fui ao tribunal e o litígio durou três anos!” - (Bruguera foi uma editora espanhola fundada em 1910 com o nome: El Gato Negro)
°°°
19. “Todas as risadas e sorrisos que trago com meus cartuns são a razão do meu trabalho!”
°°°
20. “Às vezes eles me perguntam sobre minhas memórias. Por favor. Minhas memórias cabem em duas linhas: Ibáñez era um babaca que trabalhava, trabalhava e trabalhava!”
°°° 

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL