domingo, 3 de fevereiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Paul Auster

Paul Benjamin Auster
(3 de fevereiro de 1947 - 30 de abril de 2024)

1. “A literatura é essencialmente solidão. Escreve-se em solidão, lê-se em solidão e, apesar de tudo, o ato de leitura permite uma comunicação entre dois seres humanos!” 
°°°
2. “Diz-se que é preciso viajar para ver o mundo. Por vezes, penso que, se estiveres quieto num único lugar e com os olhos bem abertos, verás tudo o que podes controlar!”
°°°
3. “Quando tinha cerca de quinze anos, li ‘Crime e Castigo’. Creio que tive então, pela primeira vez, a sensação do que era um romance ou do que podia chegar a ser, e nunca tive dúvidas de que essa foi a experiência que me determinou a ser o que sou!”
°°°
4. “Vejo pessoas da minha idade, que passaram os últimos vinte e cinco anos trabalhando numa dessas grandes corporações americanas. Elas parecem dez ou quinze anos mais velhas que eu!” 
°°°
5. “Escrever um romance é como correr uma maratona. É preciso ser metódico. Deixas de o fazer um único dia e perdes logo o ritmo; perde-se muito tempo depois, tentando restabelecê-lo!” 
°°°
6. “É apaixonante ver como o trabalho realizado em solidão se transforma numa experiência partilhada com muitíssimas pessoas que convergem num mesmo ponto!” 
°°°
7. “Eu creio que escrever é o que nos mantém jovens. Qualquer arte mantém as pessoas como novas, porque nunca se reformam!”
°°°
8. “Impressiona-me a uniformização do mundo ocidental. Há vinte anos, podia determinar-se imediatamente a nacionalidade de uma pessoa pela sua indumentária. Hoje já não!”
°°°
9. “Os homens não começam a viver plenamente até que suas costas estejam contra a parede!”
°°°
10. “Dizer a verdade, é isso que torna a história impossível!”
°°°
11. “Os governos sempre precisam de inimigos, mesmo quando não estão em guerra. Isso assusta a população, e quando as pessoas estão com medo, elas tendem a não sair da linha!”
°°°
12. “A História não está nas palavras; está na luta!” 
°°°
13. “Se você não tem um inimigo real, você inventa um!”
°°°
14. “Pois apenas os bons duvidam de sua própria bondade, que é o que os torna bons em primeiro lugar. Os maus sabem que são maus, mas os bons não sabem nada. Eles passam a vida perdoando os outros, mas não conseguem se perdoar!” 
°°°
15. “Em nossas veias, corre a mesma coisa que nos mantém vivos, o carmesim de um artista louco, um vermelho tão brilhante quanto tinta fresca!” 
°°°
16. “Mesmo que você veja as fotos de uma guerra, as fotos não dizem como era. Você tem que ir lá e cheirar você mesmo; você tem que estar lá e tocá-la com suas próprias mãos. Os seres humanos fizeram isso com os seres humanos, e eles fizeram isso com a consciência limpa. Esse foi o fim da humanidade!”  
°°°
17. “Já havia lido muitos livros, conhecia todos os truques e argumentos dos filósofos: se uma árvore cai na floresta e ninguém a ouve cair, ela faz barulho ou não? Se alguém faz um filme e ninguém o vê, o filme existe ou não?”
°°°
18. “Eu não disse que tinha medo de morrer... Eu disse que tinha medo de pegar um avião. Há uma certa diferença!”
°°°
19.  “Há um mundo de diferença entre fazer algo e só pensar a respeito!”
°°°
20. “Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito. Por momentos, sentimo-nos incapazes: a sensação de fracasso é enorme e isso significa que não há sentimento de satisfação ou de triunfo. Porém, o problema é pior se não escrever: sinto-me perdido. Se não escrever, sinto que a minha vida carece de sentido!”
°°°


Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL