sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Lélia Gonzalez

Lélia de Almeida Gonzalez
(1° de fevereiro de 1935 - 10 de julho de 1994)

1. “Estamos cansados de saber que nem na escola, nem nos livros onde mandam a gente estudar, não se fala da efetiva contribuição das classes populares, da mulher, do negro do índio na nossa formação histórica e cultural. Na verdade, o que se faz é folclorizar todos eles!” 
°°°
2. “As nossas instituições sempre estiveram abertas aos brancos e a recíproca não é verdadeira!” 
°°°
3. “O nosso herói nacional foi liquidado pela traição das forças colonialistas!”
°°°
4. “Onde está a interseccionalidade?”
°°°
5. “Luto por um feminismo afro-latino-americano!” 
°°°
6. “Para nós o racismo se constitui como a sintomática que caracteriza a neurose cultural brasileira!”
°°° 
7. “Fundo do Poço de mulher preta tem mola!” 
°°°
8. “Quem tem medo do feminismo negro?”
°°°
9. “Uma gama enorme de classificação, e nada mais que um estilhaçamento da identidade da etnia subordinada. Isto é, você estabelece um continuum de cor e quanto mais clarinho você for, mais próximo está do poder!” 
°°°
10. “Ao reivindicar nossa diferença enquanto mulheres negras, enquanto americanas, sabemos bem o quanto trazemos em nós as marcas da exploração econômica e da subordinação racial e sexual. Por isso mesmo, trazemos conosco a marca da libertação de todos e todas. Portanto, nosso lema deve ser: organização já!”
°°°
11. “Mulheres negras precisam ser criadas para a liberdade!” 
°°°
12. “Na medida em que você é socializado, você recebeu uma carga cultural, classificação, valores, significações muito grande, e você vai olhar o mundo através dessa perspectiva crítica!” 
°°°
13. “Enquanto a questão negra não for assumida pela sociedade brasileira como um todo: negros, brancos e nós todos juntos refletirmos, avaliarmos, desenvolvermos uma práxis de conscientização da questão da discriminação racial neste país, vai ser muito difícil no Brasil, chegar ao ponto de efetivamente ser uma democracia racial!” 
°°°
14. “Como todo mito, o da democracia racial oculta algo para além daquilo que mostra!” 
°°°
15. “No momento em que começamos a falar do racismo e suas práticas em termos de mulher negra, já não houve mais unanimidade. Nossa fala foi acusada de emocional por umas e até mesmo de revanchista por outras; todavia, as representantes de regiões mais pobres nos entenderam perfeitamente eram mestiças em sua maioria!”
°°°
16. “As mulheres negras possuem o direito de se emocionarem diante das tantas situações que se deparam na vida!”
°°°
17. “Pode-se imaginar o tipo de estereótipos difundidos a respeito do negro: passividade, infantilidade, incapacidade intelectual, aceitação tranquila da escravidão. O povo negro, especialmente. Ele sempre buscou formas de resistência contra a situação sub-humana em que foi lançado!”
°°°
18. “A maior forma de racismo sintomático é o elogio: essa é uma negra bonita!”
°°°
19. “Para a mulher negra, o lugar que lhe é reservado é sempre o menor, é o lugar da marginalização, é o lugar do menor salário!”
°°°
20. “A gente não nasce negro, a gente se torna negro. É uma conquista dura, cruel e que se desenvolve pela vida afora. Aí entra a questão da identidade que você vai construindo. Essa identidade negra não é uma coisa pronta, acabada!”
°°° 

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL