![]() |
Atiq Rahimi [em Persa: عتیق رحیمی] (26 de fevereiro de 1962) |
1. “O que eu fiz não tem importância. O que conta é o que eu não fiz!”
°°°
2. “O lar se desloca. Nos anos 80 saí do Afeganistão e fui viver na França!”
°°°
3. “O sangue, ou está na sua cabeça, e você está morto; ou está nas suas mãos, e aí você e seu inimigo estão igualmente mortos!”
°°°
4. “O mundo tornou-se um outro mundo, um mundo mudo. Não somos surdos, ficamos surdos em bombardeios e não temos consciência disso, eu me espantava porque nada mais fazia barulho!”
°°°
5. “‘Terra e Cinzas’ conta a história de três gerações de personagens: o avô que representa o passado do Afeganistão, com suas tradições e seus códigos de honra; o pai, que trabalha na mina de carvão e representa o presente, a geração traída pelo comunismo; e, finalmente, a criança surda, que representa o futuro, que não sabe por que o mundo tornou-se mudo, porque nesta idade não se sabe o que é a surdez!”
°°°
6. “Luto não se partilha!”
°°°
7. “‘As Mil Casas do Sonho e do Terror’, é o meu segundo romance!”
°°°
8. “Eu escrevo para procurar no fundo de mim mesmo o que era o sofrimento durante a guerra!”
°°°
9. “Todo exilado deixa seu corpo para trás!”
°°°
10. “Somos como um tipo de borboleta. No início, sou apenas um verme na terra, e me alimento desta terra maternal!”
°°°
11. “Apesar de fluente em francês, minha língua literária é o Dari, variação do Persa falada no noroeste do Afeganistão!”
°°°
12. “Sobretudo, a transposição para o papel de uma literatura de tradição é basicamente oral!”
°°°
13. “Se você pudesse ler somente um livro do Oriente, que seja um prodígio, uma criação literária como não se vê há ano, que te deixe petrificado!”
°°°
14. “No início dos anos 80 refugiei-me no Paquistão, em uma jornada de oito dias a pé em pleno inverno, obtive estatuto de refugiado político na França, onde vivi anos e produzi documentários!”
°°°
15. “Escrevi ‘Terra e Cinzas’, uma reflexão sobre a guerra e o sofrimento!”
°°°
16. “Escrevo porque o mundo inteiro silenciou face ao Afeganistão. Estávamos em outra guerra: primeiro uma guerra civil, depois uma guerra contra os talibãs!”
°°°
17. “Perdi o meu pai na guerra contra a União Soviética, que durou dez anos e matou 10 milhões de pessoas!”
°°°
18. “Escrevi o livro ‘Terra e Cinzas’, no momento em que os talibãs tomaram o poder, em 1997!”
°°°
19. “Quando criei um personagem surdo, achava que os outros é que ficaram mudos, que os homens não tinham mais voz, que a pedra não fazia mais barulho. O mundo estava silencioso!”
°°°
20. “Eu sou budista, por que creio em minha fraqueza. Eu sou cristão, por que confesso minha fraqueza. Eu sou judeu, porque rio da minha fraqueza. Eu sou muçulmano, porque combato minha fraqueza. E sou ateu, se Deus é todo-poderoso!”
°°°