![]() |
Ataulfo Nápoles de Paiva (1° de fevereiro de 1867 - 8 de maio de 1955) |
1. “Tem-se comentado muito os olhares das mulheres para outra mulher bem vestida, mas ninguém nota o rancor dos homens em presença de um homem bem vestido!”
°°°
2. “Semanas de vivíssima alegria aquelas em que transferíamos para o Petit Trianon a sede da ABL
°°°
3. “A alegria de viver sob este faceiro e primoroso teto também era muito grande. Não fosse a vida cheia de caprichosos contrastes!”
°°°
4. “Sonhar e realizar, sim, mas não dormir sobre os louros. Perseverar sempre, sem desmaios e sem esmaecimentos, como é dos vossos desígnios!”
°°°
5. “Não fui tão humilde como terei parecido aos meus caros confrades ao solicitar-lhes a graça do título de jardineiro da ABL!”
°°°
6. “O milagre da incomparável Itália, que a tudo imprime as belezas da sua vida artística fecunda!”
°°°
7. “O que não é justo não é moral!”
°°°
8. “Nenhuma sociedade pôde repousar sobre regras de conduta provisórias!”
°°°
9. “O espírito de Justiça não pode sair de uma dedução dialética de noções!”
°°°
10. “A lei moral é universal, e, por conseguinte, erraria sempre quem pretendesse, com uma única fórmula e sob um único princípio abstrato, caracterizar os sentimentos complexos da noção comum, da concepção genérica da Justiça!”
°°°
11. “Certo, não é pequeno o risco de falar em nova Justiça, em Justiça moderna, em novos horizontes da Justiça, ideias que repugnam em princípio e parecem mesmo paradoxais!”
°°°
12. “Os imortais estão presos e entranhados ao amor até à morte, trabalhando, sem saber o que de mau se passa lá fora, cantando sempre as suas glórias e os seus triunfos!”
°°°
13. “A ideia de progresso fica assim transformada não somente numa utilidade, mas numa necessidade, numa verdade!”
°°°
14. “os louros que a ABL lhe tributa se manterão permanentemente vivos e viçosos, viçosos e vivos como aqueles seus irmãos sagrados!”
°°°
15. “A concepção da Justiça ainda permanece confusa, mas os efeitos dela nas sociedades modernas sempre aparecem positivamente, claramente definidas!”
°°°
16. “De um lado, a pobreza da ideia de Justiça primitiva reduzida às reparações grosseiras, às agressões violentas; do outro lado, essa mesma ideia, entre os povos civilizados, condenando as mínimas ofensas, saindo dos círculos da família!”
°°°
17. “Nas referências da lenda, vivo no entorno dos templos, acompanhando os louvores em favor da paz, das alianças e da concórdia!”
°°°
18. “A Justiça não tem e não pode ter gradações. Ela não depende de convenção, não está sujeita a contingências, a incertezas, a eventualidades!”
°°°
19. “O presente não é tudo. A justiça é certa e incerta de tempos em tempos!”
°°°
20. “Não dormirá o herói, não dormirá o sábio, não dormirá o poeta, por isso mesmo que coroados, o louro é o oposto da papoula. Desta se extrai o ópio; a traiçoeira narcotina, que faz adormecer e mata. Aquele consagra os heróis. Terrível presente da Glória ao homem, que o torna simultaneamente um semideus e um escravo!”
°°°
* Ataulfo de Paiva foi membro da ABL - Academia Brasileira de Letras, cadeira 25 (Patrono: Junqueira Freire - Fundador: Franklin Dória).