Gerald Malcolm Durrell (7 de janeiro de 1925 - 30 de janeiro de 1995) |
1. “Você não pode começar a preservar qualquer espécie de animal, a menos que você preserve seu habitat!”
°°°
2. “A atitude da pessoa comum em relação ao mundo em que vive é completamente egoísta!”
°°°
3. “Uma casa não é um lar até que tenha um cachorro!”
°°°
4. “Nós herdamos um jardim incrivelmente bonito e complexo, mas o problema é que temos sido péssimos jardineiros!”
°°°
5. “Conheci o silêncio da natureza: o silêncio quando a boa música termina!”
°°°
6. “Não se pode esperar que eu produza prosa imortal em uma atmosfera de melancolia e eucalipto!”
°°°
7. “Enquanto assistia o fogo pulsante entre as árvores e ouvimos a batida do tambor fundir e tremer com as vozes, formando um padrão intrincado do som, eu sabia que algum dia eu teria que voltar ou ser assombrado para sempre pela beleza e mistérios que é a África!”
°°°
8. “Se os naturalistas vão para o Céu quando morrem, sobre o qual há considerável dúvida eclesiástica, mesmo assim, espero que eu seja um que vá com a tropa de fantasmas para me divertir à noite em vez de passar a eternidade assistindo televisão!”
°°°
9. “Em todo o mundo a vida selvagem que eu descrevo está em grave perigo. Mas está sendo exterminado pelo que chamamos de progresso da civilização!”
°°°
10. “Haveria um clamor terrível se alguém sugerisse destruir, digamos, a Torre de Londres, e com razão; no entanto, uma espécie única e maravilhosa de animal que levou centenas de milhares de anos para se desenvolver até o estágio que vemos hoje, pode ser apagada como uma vela sem que mais do que um punhado de pessoas levante um dedo ou uma voz em protesto!”
°°°
11. “Não há primeiro mundo ou terceiro mundo. Há apenas um mundo, para todos nós vivermos e nos deliciar!”
°°°
12. “Zoológicos devem se concentrar mais no lado de preservação dos animais, que os expor!”
°°°
13. “Aspirina são boas para dores e para as rosas!”
°°°
14. “Tudo o que precisamos é de um livro, não entre em pânico... Bata nos ignorantes com um livro!”
°°°
15. “Minha infância moldou minha vida. Se eu tivesse o ofício do Mago Merlin, daria a cada criança o presente da minha infância!” - (O Mago Merlin é um personagem fictício de nome: Merlinus Ambrosiu, que surgiu no século XII, criado pelo clérigo galês: Geoffrey de Monmouth, nas lendas e histórias da Távola Redonda, sendo o conselheiro do do Rei Artur)
°°°
16. “Melhor que ser meio educado é ficar surpreso em ser meio ignorante!”
°°°
17. “Conheci mil animais e vi mil coisas maravilhosas... Mas, tudo isso fiz sem você. Esta foi a minha perda. Tudo isso eu quero fazer com você. Este será o meu ganho. Tudo isso eu teria renunciado alegremente por um minuto de sua companhia!”
°°°
18. “De modo geral, ao fazer a pergunta: para que serve? Você está pedindo ao animal que justifique sua existência sem ter justificado a sua!”
°°°
19. “Já ouvi cigarras de verão chorarem tanto que o som parece costurado em seus ossos... Observei borboletas emergirem e sentarem-se, tremendo, enquanto o Sol acaricia seus ventos suaves!”
°°°
20. “Agora estamos tão distantes da natureza que pensamos que somos Deus. Essa sempre foi uma suposição perigosa!”
°°°