domingo, 13 de janeiro de 2013

FRASES ®DOUG BLOG — Franklin Távora

João Franklin da Silveira Távora
(13 de janeiro de 1842 - 18 de agosto de 1888)


1. “Até a solidão está sombria e triste!”
°°°
2. “Antes que o sol descesse ao horizonte e as trevas envolvessem de todo a natureza, acontece o amor!”
°°°
3. “O ser infeliz não expressa nenhum sentimento brando e terno, nenhum pensamento elevado exercita a sua salutar influência nas ações. É um destes entes degenerados!”
°°°
4. “O deserto começa a aumentar, antes de pôr-se o sol!” 
°°°
5. “Meninos hoje crescem sem freios!” 
°°°
6. “Para espertezas, não contem comigo. Sou homem de pena na mão, não sou um espertalhão!”
°°° 
7. “Uma lei cruel: a lei da necessidade!” 
°°°
8. “Triste época em que o despotismo tudo podia contra os cidadãos pacíficos e bons, nada ia contra a parte cancerosa da sociedade!”
°°°
9. “Políticos são bacamartes que mentem fogo!”
°°°
10. “A história de Pernambuco oferece-nos exemplos de heroísmo e grandeza moral que podem figurar nos fastos dos maiores povos da antiguidade sem desdourá-los!”
°°°
11. “Um canoeiro é sabedor das manhas das águas e senhor dos meios de as vencer!” 
°°°
12. “Assim se passou na vila do Recife a noite do primeiro domingo de dezembro de 1773, noite memorável, que principiou pela alegria e terminou pelo terror público!” 
°°°
13. “Meu pai me pediu por sua bênção que eu não fosse mole, fosse valentão!” 
°°°
14. “A boca fala as baixas paixões que à sombra da ignorância tinham apagado, nos lampejos da consciência racional que todo homem traz do berço!” 
°°°
15. “Profundo silêncio reinava no vasto areal que guarnecia o rio por aquele lado. As águas mal se moviam!”
°°°
16. “Sua fronte era estreita, os olhos pretos e lânguidos; o nariz pouco desenvolvido, os lábios delgados como os de um menino. É de notar que a fisionomia deste mancebo, velho na prática do crime, tinha uma expressão de insinuante e jovial candidez!”
°°°
17. “As populações do interior, em sua maioria destituídas de bens da fortuna, e então muito mais espalhadas do que atualmente, pouco tinham já com que cevar!”
°°°
18. “Durante muitos anos ouvi mães e aias cantarem as trovas comemorativas da vida e da morte!”
°°°
19. “Veneraríamos talvez modelos de altas e varonis virtudes, se certas circunstâncias de tempo e lugar, que decidem dos destinos das nações e até da humanidade, não pudessem desnaturar os homens, tornando-os açoites das gerações coevas e algozes de si mesmos!”
°°°
20. “O monumento das idades é mais depressa destruído pelos homens do que pelo tempo, esse consumidor que, com ser voraz, não deixa de respeitar a obra da virtude!”
°°° 
* Franklin Távora foi indicado por Clóvis Beviláqua (um dos fundadores da ABL - Academia Brasileira de Letras), como Patrono da cadeira 14.

Obrigado por visitar o FRASES ® DOUG BLOG

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL

FRASES ® DOUG BLOG — ABROL