![]() |
Jean Baptiste Claude Troisgros (9 de abril de 1956) |
1. “O início da profissão de chef é bastante complexo, mas o meu conselho é não desistir, porque, com o tempo, com sabedoria e com aprendizado, é uma profissão criativa, que dá muita alegria!”
°°°
2. “Quando a gente faz o que gosta, não tem erro!”
°°°
3. “Entrar na casa e na vida das pessoas é uma grande escola de vida!”
°°°
4. “Tudo que mãe cozinha vira ‘marravilha’... É por isso que comida de mãe é tão especial!”
°°°
5. “Sou o mais brasileiro dos franceses!”
°°°
6. “Servir o melhor de si para sensibilizar vidas!”
°°°
7. “Comer é um ato afetivo, caloroso, com troca de ideias... É algo humano!”
°°°
8. “Sou a terceira geração de cozinheiros Troisgros!”
°°°
9. “A culinária é uma arte. Um jantar é um espetáculo!”
°°°
10. “Sem nem perceber, eu estava criando meu próprio estilo de cozinha, abrindo as portas para outros chefs fazerem o mesmo!”
°°°
11. “Saber temperar bem a comida, esse é o grande segredo!”
°°°
12. “Desde os meus avós, é uma longa história de alto nível gastronômico, técnico e de sabor!”
°°°
13. “No começo, foi bastante complicado. O Brasil estava no fim da ditadura militar, então as importações não estavam chegando e era difícil encontrar bons produtos para a culinária francesa. Talvez a minha sorte tenha sido essa. A escassez de produtos me forçou a descobrir frutas, legumes e especiarias brasileiras que eu não conhecia!”
°°°
14. “Comida é diversão e arte!”
°°°
15. “Por trabalhar na TV, faço fonoaudiologia para melhorar o sotaque!”
°°°
16. “Amo a cozinha brasileira!”
°°°
17. “Todo reality show ou programas ligados à gastronomia, são de uma importância extrema para um povo evoluir e melhorar seu ato de comer!”
°°°
18. “A atenção está focada na sustentabilidade e em evitar o desperdício de comida. Nosso mundo está sofrendo, e nós, como chefs, precisamos fazer a nossa parte!”
°°°
19. “Nunca tive expectativa de gourmetizar meus filhos, eles Caminham por conta própria!” - (Referindo-se aos filhos, o Chef: Thomas Troisgros e a chef-pâtissière: Carola Troisgros)
°°°
20. “Aprendi a ser botafoguense com meu fiel escudeiro e parceiro de longa data de cozinha, o ‘Batiste!’” - (Referindo-se ao Chef brasileiro, nascido na cidade de Gurien, no interior da Paraíba: João Batista Barbosa de Souza)
°°°
* Claude Troisgros chegou ao Brasil em (1979), convidado por Gaston Lenôtre (1920-2009), chef-pâtissière francês que ficou conhecido por criar o Bolo de Ópera.